Biblioteca Nacional recebe inscrições para prêmio literário

Postado por 11 Letras em 08/ago/2016 - Sem Comentários

Prêmio Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional publicou o edital do Prêmio Literário de 2016. Com o objetivo de premiar autores, tradutores e projetistas gráficos em reconhecimento à qualidade intelectual de suas obras publicadas no período de 1º de maio de 2015 a 30 de abril de 2016, no Brasil, em língua portuguesa, assim distribuídos em nove categorias:

Prêmio Literário Biblioteca Nacional
Prêmio Literário Biblioteca Nacional
Poesia – Prêmio Alphonsus de Guimaraens
Romance – Prêmio Machado de Assis
Conto – Prêmio Clarice Lispector
Tradução – Prêmio Paulo Rónai
Ensaio Social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda
Ensaio Literário – Prêmio Mario de Andrade
Projeto Gráfico – Prêmio Aloísio Magalhães
Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof
Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé

As inscrições ficarão abertas de 27 de julho a 9 de setembro de 2016.

O autor/tradutor da obra selecionada em primeiro lugar de cada categoria será contemplado com prêmio em espécie, no valor bruto de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), sujeito aos descontos previstos por lei.

Algumas observações importantes sobre as inscrições:

Poderão participar do Prêmio pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas. Somente serão habilitadas obras redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras brasileiras.
As obras deverão ser inscritas pelo autor, de acordo com as categorias premiadas, sendo aceita a inscrição da mesma obra em, no máximo, duas categorias, desde que uma delas seja obrigatoriamente a categoria de Projeto Gráfico.
As inscrições por intermédio de editoras serão permitidas como forma de assistência ao autor e apenas mediante autorização por escrito deste, que deverá ser anexada à ficha de inscrição.
Poderão concorrer apenas livros inéditos (1ª edição), publicados no Brasil, no período de 1º de maio de 2015 a 30 de abril de 2016. Caso a data de publicação (mês e ano) não conste especificada no livro, o autor deverá enviar um dos seguintes documentos comprobatórios:
Cópia da nota fiscal da gráfica; ou
Declaração da editora confirmando a data de publicação.
Será aceita a inscrição de antologias como 1ª edição da obra mesmo que apresentem textos publicados em período anterior a 1º de maio de 2016.
É vedada a inscrição de obras publicadas com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional ou coeditadas pela Instituição.
Serão aceitas inscrições postadas até o dia 9 de setembro – valendo como comprovante de envio a data de postagem que consta no carimbo da agência expedidora.
As inscrições são gratuitas.

Mais informações no link abaixo:
https://www.bn.br/edital/2016/edital-publico-premios-literarios-fundacao-biblioteca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>